Educação para um Futuro Sustentável
Como uma obra social, a meta da AVICRES não é doutrinar o aprendiz, não queremos que a responsabilidade ambiental das nossas crianças e adolescentes seja baseada em fatores somente emocionais, também, estamos interessados em desenvolver indivíduos com capacidade de solucionar problemas e tomar decisões e que saiba cuidar com amor do seu planeta (Meio Ambiente). O principal alvo da educação para a sustentabilidade é o desenvolvimento do compromisso de trabalho, seja ele pessoal ou em cooperação. A meta é um melhor ambiente físico e social, é gente com disposição para aplicar os conhecimentos e técnicas e preservar o meio ambiente como se protege um bem pessoal.
A educação ambiental oferece um meio de saber mais sobre, e como mudar, o mundo ao seu redor.
Muitas crianças e adolescentes crescem num mundo de brinquedos de plásticos e videogames, sem a chance de brincar na areia, na água, no barro, fazer casinhas de galhos e buracos na terra. Se vamos cuidar da Terra, o trabalho com o solo é uma prioridade. Uma das coisas maravilhosas sobre a sala de aula ao ar livre é que todos têm a chance de experimentar o sucesso. Ao contrário das aulas acadêmicas, aqui eles não são impedidos pela falta de experiência ou de aprendizado prévio.
Educação para o futuro sustentável
Nos meses de Agosto e Setembro nos projetos Transformando a Vida - AVICRES foi trabalhado o tema Sustentabilidade.
Objetivo:
Conscientizar as crianças e os adolescentes sobre a importância de cuidar do meio ambiente. As crianças
aprenderam a fazer a coleta seletiva e destinar este material a uma cooperativa de reciclagem, formada
principalmente por mulheres pobres do município de Mesquita. Cada criança aprendeu que para melhorar seu bairro é preciso mudar seu comportamento em relação ao seu habitat natural, assumindo a responsabilidade de cuidar e preservar o mesmo.
Desenvolvimento:
As turmas foram divididas em grupo de acordo com a faixa etária, cada grupo abordou um tema sobre
sustentabilidade.
Temas Trabalhados
- Reciclagem de óleo de cozinha, com distribuição de amostra de sabão e receitas para serem feitos em casa;
- Cartaz de quantos anos um material leva para se decompor no meio ambiente;
- Reaproveitamento da água;
- Oficina de materiais recicláveis;
- Coleta seletiva: as cores das lixeiras;
- Teatro de fantoches: abordando os países que mais produzem lixo e os países que mais reciclam;
- Conscientização de que a solução do planeta está em nossas mãos;
- Palestra sobre a horta orgânica;
- Importância das cooperativas de materiais recicláveis;
- Fantoches feito com tampas e garrafas.
Apresentações:
- Dança: Salve a mãe natureza - auxilio dos professores.
- Rap: Sustentabilidade - letra da composição dos alunos e auxilio dos professores.
Durante o período de realização até a finalidade do projeto sustentabilidade, teve o envolvimento de todos os professores e educadores que trabalharam juntos para um bom desenvolvimento.
Foram convidados os pais para que pudessem assistir os projetos realizados pelos seus filhos. Após a conclusão do projeto as crianças e adolescentes continuam sendo conscientizados a praticar sustentabilidade, fazendo um garimpo, colhendo materiais recicláveis para serem dirigidos à Cooperativa, semanalmente com auxilio das irmãs e educadores cada turma cuida da horta orgânica. Os educadores ministram palestras sobre a importância da sustentabilidade, principalmente sobre o mau uso da água pela população.
Somente quando tivermos uma sociedade na qual o assunto “meio ambiente” for tão excitante quanto futebol, ou participar de uma palestra de ciências for tão divertido quanto ir ao cinema, nossa sociedade será realmente conscientizada. Isto nos leva à discussão filosófica fundamental sobre o propósito da ciência e meio ambiente.
Segue algumas fotos da semana da sustentabilidade.
Projeto Transformando a Vida - Sítio natureza Viva
Posto de Saúde lírio do Vale |
Projeto Transformando a Vida - Posse |