Páginas

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Um teólogo alemão constrói um trabalho de 22 anos de sucesso pelos menos favorecidos da Baixada

Em virtude de estarmos comemorando no dia de hoje, 23 de agosto de 2013, 22 anos da AVICRES, nosso Blog gostaria de prestar uma singela homenagem ao responsável por todo este trabalho: Johannes Niggemeier.
 Obrigada por 22 anos de luta pela nossa história.


Por volta de 1964 alguns teólogos discutiam numa Universidade, na Alemanha,  sobre uma nova linha da Teologia, chamada de Teologia da Libertação. O princípio fundamental desta linha da teologia é trabalhar numa opção preferencial pelos mais pobres. O teólogo Johannes Niggemeier participou destas reuniões, mas não conhecia de perto a realidade deste trabalho. Foi então que um franciscano alemão, chamado Frei Godofredo, convidou Johannes, para conhecer o trabalho que o Frei desenvolvia no Nordeste do Brasil.


Em 1985 João, como é conhecido no Brasil, tirou três meses de férias e veio conhecer na prática como era desenvolvido o trabalho através desta nova linha da teologia. Johannes voltou para a Alemanha e percebeu que precisava aprofundar, por mais tempo, seu trabalho no Brasil, com base na teologia da libertação. Depois de muita conversa, ele junto com sua família tomou a decisão de voltar, por um período de quatro anos, para o Brasil e desenvolver seu trabalho.

No início foi difícil ficar longe de sua família e seus amigos, além da dificuldade de se comunicar em português, mas o maior obstáculo foram as pessoas, que ele encontrou pelo caminho, que não consideravam o objetivo do trabalho sério e importante.  A ideia do teólogo era desenvolver um trabalho no interior do Brasil, junto com seus amigos franciscanos, voltado para pessoas que viviam na área rural.


 Quando chegou ao Brasil, entrou em contato com três Bispos, de diferentes regiões do Brasil e quem respondeu ao seu chamado primeiro foi Dom Adriano Hipólito, Bispo de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, na época. E como já conhecia a história e o trabalho de Dom Adriano, através das palestras que o Bispo dava na Alemanha, João se convenceu a trabalhar na Baixada fluminense com Dom Adriano. A escolha por um trabalho voltado para crianças e jovens carentes, foi uma consequência natural de suas pesquisas.

E foi assim que junto com Padre Valdir de Oliveira e uma psicóloga, João fundou oficialmente, em 1991, por causa de um pedido de Dom Adriano a AVICRES, Associação Vida no Crescimento e na Solidariedade. Com o propósito de criar um movimento de leigos na Diocese de Nova Iguaçu, uma instituição não governamental, sem vínculos com qualquer instituição política, que desenvolve desde então um trabalho voltado a crianças e adolescentes carentes da Baixada Fluminense. Até hoje, João continua temporariamente com seu trabalho no Brasil.

O teólogo tem a vontade e a intenção de que a ONG atenda cada vez mais pessoas, mas é contra a história que uma empresa deve sempre crescer e crescer em números. Para ele o mais importante é lutar cada vez mais, para manter e aprofundar esta filosofia voltada para os mais pobres. “...A AVICRES em primeiro lugar não é fruto da nossa própria vontade, mas é uma resposta a nossa vocação: opção preferencial pelos mais pobres.”, segundo as próprias palavras de Johannes.

João cita dois livros que leu recentemente e que para ele lembram o trabalho da AVICRES. O primeiro é o livro do empresário Eike Batista, o livro conta que o objetivo das empresas de Eike, é chegar onde ninguém vai. E para o teólogo este livro lembra um pouco da história da Ong, pois a filosofia dela é trabalhar com os mais pobres, com quem ninguém quer trabalhar. E o segundo é o livro de Madre Teresa de Calcutá, na obra a Madre fala sobre trabalho com os mais necessitados e que é importante manter e aprofundar sua filosofia, e essa é a intenção de Johannes.

O teólogo lembra das parábolas da Bíblia que falam sobre o pequeno grão que cresce e cresce e um dia vira uma árvore, é o crescimento da vida, e na parábola que fala sobre o fermento que muda a massa aos poucos. Pensando no pequeno grão que virou uma arvore bonita, no fermento que se tornou uma massa gostosa, Johannes se lembra de um provérbio africano: “Gente pequena, fazendo coisas simples, em lugares sem importância. Consegue resultados extraordinários.” Este provérbio é usado em algumas reflexões na AVICRES e para ele simboliza bem o trabalho da ONG.

Apesar das dificuldades, o teólogo, acredita não ter outro jeito, a não ser lutar por este objetivo, não só pelas crianças, adolescentes e idosos atendidos na AVICRES. Mas também pelos funcionários que precisam trabalhar e receber seus salários corretamente para cuidar de suas famílias.

Nos dias de hoje o maior obstáculo a respeito do trabalho da Entidade  é a grande dificuldade em se conseguir recursos financeiros para continuar o trabalho da AVICRES no Brasil. João não consegue entender como um País tão rico como o Brasil, não consegue ajudar as Ongs a conseguir autosustentação para desenvolver seus trabalhos. Na Alemanha muitas pessoas não entendem como a AVICRES, não consegue se manter com verbas brasileiras, já que a imagem financeira e econômica do Brasil ganha força a cada dia na Europa. Embora a ONG tenha conseguido o título de Utilidade Pública e muitos políticos elogiem o trabalho, a AVICRES não recebe ajuda, por parte dos poderes públicos, para que este trabalho possa continuar.

Houve um momento em que o teólogo pensou em desistir da AVICRES, anos atrás, por causa de sua idade, hoje com 74 anos, João convidou algumas pessoas, de sua confiança, para partilhar da responsabilidade pela AVICRES, além da Diretoria Executiva da Entidade. Um grupo que cuidaria da filosofia e do futuro econômico da ONG. Mas com o tempo ele percebeu que o Grupo dos Gansos*¹, como era chamado, não se reunia mais na sua ausência da Alemanha. Um outro momento muito difícil, aconteceu há cerca de cinco anos, no Sítio das Crianças, um dos setores da ONG, ocorreu um assalto, em que o teólogo estava presente. Isso o marcou, mas mesmo assim ele decidiu seguir em frente com o seu trabalho.

Um dos maiores objetivos deste trabalho é ajudar as crianças e adolescentes a terem uma vida digna, depois que saírem da AVICRES. Um exemplo disso são os adolescentes que mesmo depois de sua saída dos Abrigos, permaneceram na Entidade como funcionários. Também existem meninos e meninas, que participaram de um projeto do teólogo antes da fundação da AVICRES, chamado de Bolsa de Estudos para Crianças de Rua, este projeto chegou a dar 120 bolsas de estudos numa escola particular, para crianças carentes de Nova Iguaçu. Hoje, depois dos estudos, algumas trabalham na AVICRES, tem família e uma vida digna. Esse com certeza é um resultado positivo do trabalho do teólogo.

No início o teólogo pensava em trabalhar nesta linha da teologia, para contribuir com uma mudança em toda a sociedade e acabar com a opressão pelos mais pobres. As pessoas que seguiam esta linha da teologia da libertação pensavam em fazer um trabalho bem revolucionário, pensavam grande, que causariam uma mudança radical na sociedade. Hoje, algumas pessoas podem pensar que isso foi uma grande ilusão, mas para João não foi. Para ele a decisão por uma opção preferencial pelos mais pobres é uma decisão revolucionária, mas claro que ele não vai conseguir esta mudança na sociedade em favor de uma vida digna para os mais pobres. “Tem diversas formas de revolução, a nossa história está nos ensinando isso... Nosso trabalho é uma contribuição para mudar a vida não só dos oprimidos, mas principalmente, nos dias de hoje, a dos excluídos na sociedade...” afirma o teólogo.

João deseja que no futuro a AVICRES tenha independência financeira e a autossustentação, que não seja mais preciso pedir esmolas para outros países. Ele acredita que esta dependência humilha o povo brasileiro. Seu segundo desejo é que a AVICRES consiga caminhar com sozinha, sem precisar tanto dele, como precisa hoje.

Nestes 22 anos, o teólogo relembra de alguns momentos inesquecíveis do seu trabalho, antes da fundação da AVICRES um encontro com Dom Adriano foi emocionante, o Bispo levou o teólogo para a Favela “Lírio do Vale”, em Edson Passos, Mesquita, para mostrar como o povo de lá alimentava, a alegria e o sentido da vida do Bispo. Mais tarde Dom Adriano pediu para que ele assumisse o trabalho que ele realizava naquela favela, o lugar mais miserável que João já havia estado, mas que já era seu lugar favorito. Esta conversa tornou-se um momento valioso na sua vida e mesmo depois de 22 anos, continua vivo em sua memória. Outro momento marcante foi no início da ONG, durante a escolha do nome AVICRES – Associação Vida no Crescimento e na Solidariedade, onde eles conseguiram criar um nome que transmitia muito bem a filosofia. Neste mesmo dia, também foi criado o símbolo da Entidade, que para o teólogo, também expressa  muito bem o significado da filosofia da AVICRES

No dia 16 de agosto de 2012 outro momento se tornou especial para João, foi a aprovação de um Conselho Superior dentro da ONG. Este Conselho será o órgão soberano da Administração da AVICRES, de todos os seus bens e serviços e também será responsável pelo futuro da Entidade quando o João não tiver mais condições de responder pela ONG. O intuito do teólogo com a criação deste Conselho é manter o trabalho da AVICRES por muitos anos. Um trabalho bonito em favor dos menos favorecidos: “...Somos uma Associação a favor de uma vida, que cresce cada vez mais para dignidade através da Solidariedade de todas as pessoas da Associação...” completa Johannes.

Duas experiências muito boas, enriqueceram a AVICRES, principalmente na sua dimensão espiritual, são: a sua nova parceria com um asilo de excluídos, idosos e moradores de rua e bem recentemente durante a Jornada Mundial da Juventude: O acolhimento de mais de 200 jovens no meio do trabalho do dia a dia da AVICRES.



*¹Os Gansos Silvestres têm o costume durante suas viagens de substituir seu líder. E assim o antigo líder, passa voar atrás com o restante do bando e o novo líder vai para frente, para guiar. A viagem se torna mais segura e eles chegam ao seu destino com segurança.

Camila Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário