Páginas

sexta-feira, 19 de junho de 2015

O poder da Gentileza na AVICRES


Crianças do Projeto Natureza Viva apresentando o tema 
Os Projetos Transformando a Vida e o Abrigo Casa da Esperança da AVICRES trabalharam o tema: Gentileza gera Gentileza. Com o objetivo de fazer com que todos entendam a importância de ser gentil com o outro, valores que foram esquecidos devido à rotinas agitadas e estressantes. Nas grandes cidades, vivemos nossas vidas em meio a uma multidão de desconhecidos. Cruzamos todos os dias com estranhos que não conhecemos e que, provavelmente, não vamos conhecer também. Nessa atmosfera, não é de se surpreender que a apatia pelo sofrimento alheio e a distribuição de grosserias tenham se tornado tão comuns e aceitáveis. Podemos até nos surpreender se um completo estranho emergir a partir da multidão nos oferecendo um ato de gentileza, sem pedir nada em troca. A gentileza é um tipo de ação espontânea e, muitas vezes, sutil, onde uma pessoa beneficia outra, seguindo normas implícitas de conduta. É um tipo de comportamento de baixo custo para quem o realiza, mas que pode beneficiar muito quem recebe.
Toda equipe pedagógica da AVICRES trabalhou com as crianças e adolescentes, por meio de reflexões, músicas, cartazes e peça teatrais. Sempre mostrando o valor de agradecer, perdoar, reconhecer um erro, pedir desculpas, respeitar o próximo, dar bom dia, boa tarde, boa noite, dizer obrigado e de não esperar o outro dar o primeiro passo, todos devem praticar a gentileza com o próximo sem esperar nada em troca. E principalmente que todos esses sentimentos não devem ser praticados só dentro dos Projetos, mas em casa, com a família, na escola, com os amigos e nas ruas.

Nós vivemos num mundo onde os valores de amor ao próximo estão sendo banalizados, por isso a AVICRES realizou várias oficinas teóricas e práticas para se refletir sobre  poder da gentileza em nosso meio. Os valores, mais simples, estão se perdendo diante da correria do dia a dia, e nada é mais importante do que ser gentil com o outro. A gentileza abre portas para um mundo melhor, onde as pessoas se tornam mais felizes, tentam se colocar no lugar do outro, pensam antes de agir e fazer algo que não gostariam que fizessem a si mesmo. A gentileza não é uma conduta, mas sim um modo de ser e de ver a vida. Pensando assim, a AVICRES trabalha junto às crianças e adolescentes dos Projetos, para que eles se tornem adultos mais humanos e com mais amor ao próximo, só assim teremos um mundo melhor. É preciso praticar a gentileza, todos os dias, em todos os momentos e com todas as pessoas, pois a gentileza está ligada ao bem estar, a saúde e a felicidade. Como dizia o Profeta Gentileza: “Gentileza atitude que transforma.”. A AVICRES deseja que todos tentem ser mais gentil com o próximo respeitando, principalmente as diferenças, sejam elas, religiosas, culturais, de raças e\ou de opiniões.



Apresentação das crianças e adolescentes do Projeto Transformando a Vida Natureza Viva: 





Apresentação do Projeto do Sítio das Crianças:







Nenhum comentário:

Postar um comentário